Guia de Passa Quatro

Passa Quatro é uma região turística das terras altas da Mantiqueira no sul de Minas Gerais, faz divisa com São Paulo e Rio de Janeiro, as localidades que mais recebem turistas no Brasil, isso faz com que cada vez mais se invista no turismo de Passa Quatro, isto é, a boa localização.

O relevo montanhoso em 90% dessa região é bastante comum para a prática do montanhismo, devido às altas altitudes.

A localidade possui uma tradição agrícola como a maioria das cidades interioranas, como também vários produtos típicos, como doces, bebidas e sabores típicos da culinária mineira.

História

Foto: http://www.pousadasaorafael.com.br/

Segundo historiadores, a origem deste local se deu na época do bandeirante paulista Fernão Dias Paes Leme, conhecido como predador de índios. Através de registro em cartas sobre a partida de sua bandeira em 1974, conta-se com a hipótese de que ele passou com sua tropa pela Serra da Mantiqueira pelo notável marco geográfico da Garganta do Embaú. Sabe-se que no século XVI toda região sul do atual Estado de Minas Gerais era território de vários povos indígenas.

Em 1854, a região torna-se um Distrito e, em 1888, recebe a emancipação passando a ser o município de Passa Quatro, com isso não pertencia mais a Pouso Alto. Assim, o dia 1º de setembro passou a ser feriado municipal na região devido à comemoração do “Dia da Cidade”.

Em 1941, foi considerada Estância Hidromineral pelas propriedades medicinais de várias de suas fontes de águas.

Principais atrativos da cidade

  • Festival Gastronômico – evento com cardápios variados produzidos por chefs, oficinais de culinária, além de mostras culturais.
  • Carnaval de rua – banda de marchinha, música eletrônica, desfile de bateria da escola de samba “Unidos de Passa Quatro” e outras atrações de acordo com a programação.
  • Festa do gado leiteiro – exposições agropecuárias, barracas com comidas e bebidas típicas, shows, etc.
  • Maria Fumaça – um trem formado pela locomotiva 332 construída em 1925, que parte do centro com parada para compras na Estação Manacá, após segue para a Estação Cel. Fulgêncio junto à entrada do túnel que faz divisa com São Paulo, em seguida retorna ao local de partida.

Foto: http://www.abpf.dreamhosters.com/

  • Esportes radicais como trekking, parapente, escaladas, etc. para quem gosta do turismo de aventura.
  • Casa do artesão – espaço destinado a mostra e venda de artesanatos locais.
  • Museu Brasil Nota 10 – possui cenários da história do Brasil em miniaturas.
  • Floresta nacional de Passa Quatro – faz parte da Mata Atlântica, seu principal atrativo é a cachoeira de Iporã, porém também conta com dois lagos ornamentais, praças, jardins, quiosques, biblioteca especializada em ciências ambientais, um pequeno museu, parque infantil, viveiro de produção de espécies florestais e fonte de água potável.
  • Pico do Itaguaré – muitos gostam de realizar trilhas e práticas de voo livre, entretanto sem nenhuma estrutura adequada.
  • Igreja Matriz de São Sebastião – foi a quarta capela construída em 1850, possui imagem de São Sebastião trazida de Portugal pelo primeiro padre, é uma ótima opção para turismo religioso.
  • Festival de bandas.
  • Ecoturismo.
  • Rios e outros atrativos naturais.

Clima

Foto: http://www.pousadasaorafael.com.br/

O clima da região é o tropical de altitude, por isso é muito mais procurada no inverno, justamente por quem gosta de curtir um “friozinho”.

Entretanto, ainda há algumas informações importantes para quem desejar se aventurar numa viagem por essa região aconchegante, como exemplo, o DDD da localidade é 35 e o site oficial do município de Passa Quatro é uma ótima fonte de consulta em relação a: hospedagem; bares e restaurantes; telefones úteis; endereços e telefones de serviços importantes como agências bancárias e unidades de saúde; assim como horários de funcionamento, principalmente, horários de ônibus.

Conheça Passa Quatro, nosso guia irá lhe ajudar a traçar seu roteiro!

Foto capa: http://www.mochileiros.com

David Andrade: