Sobre Museu Nacional da China
O principal museu de Pequim está instalado em um imenso prédio de estilo soviético dos anos 1950, no lado leste de Tian'anmén Sq, e afirma ser o maior do mundo em espaço de exibição. Você poderia facilmente passar algumas horas apenas na excepcional exposição da China Antiga, com artefatos de valor inestimável exibidos em salas de exposição modernas e com pouca iluminação, incluindo cerâmica, caligrafia, jade e peças de bronze da China pré-histórica até a dinastia Qing. Você precisará do seu passaporte para entrar.
Os caçadores de tesouros devem procurar o traje de enterro de jade de 2000 anos na exposição do porão, feita para o rei da dinastia Han Ocidental Liu Xiu, e a estátua de acupuntura de bronze em tamanho real datada do século XV. Um zun de bronze em forma de rinoceronte com 2000 anos de idade (vaso de vinho) é outro tesouro de destaque. A exposição Ancient Chinese Money, no último andar, e as galerias Bronze Art e Buddhist Sculpture, um andar abaixo, também merecem uma visita.
O piso térreo tem várias esculturas de Salvador Dalí e uma sala dedicada à arte do realismo socialista com a pintura a tinta épico Nascimento da Nova China, representando Mao Zedong dirigindo-se à nação para proclamar o estabelecimento da República Popular da China em 1949.
O museu, que é vasto e energizante, também tem um café no térreo (sanduíches de ¥ 20) e uma casa de chá. Há uma proibição refrescante em varas de selfie.