Sobre Mosteiro de San Millán de Suso
O Mosteiro de Suso é patrimônio mundial recohecido pela UNESCO, tendo testemunhado as primeiras palavras da língua castelhana e alguns dos primeiros poemas do idioma. O mosterio é visigótico, datado de 550, sendo assim um dos mais antigos do país. Conta-se que nas cavernas daqui, San Millán fez suas penitências da Quaresma e seus discípulos eremitas habitaram. Em 964, aqui foi escrito o 1o dicionário enciclopédico da Península Ibérica (Códice Emilianense 46). Aqui, Gonzalo de Berceo criou os primeiros poemas em língua espanhola, no séc. XIII, além de abrigar a Bíblia de Quiso (664) e uma cópia do Apocalipse, do Beato de Liébana (séc. VIII).
As cavernas foram transformadas em mosteiro por sucessivas modificações e ampliações, que mesclam estilos arquitetônicos entre o visigótico, moçárabe e românico. Uma visita imperdível na região. Consulte o horário mais atual de abertura e funcionamento dos serviços, que varia durante o ano.
Atenção: o local não é acessível por veículos particulares. É preciso usar o Ônibus disponibilizado aos visitantes, que faz o trajeto a cada 30min - consulte horários no site. Visitações duram 40min e são sempre guiadas. É preciso retirar com antecedência de no mínimo 30min as entradas no SUSO Reservation Center.
Valores (2021): 4 euros geral e 3,25 euros para jovens de 13 a 18 anos. Gratuito para menores de 12 anos e 1 euro para maiores de 65 anos.
COVID Report: atenção - apenas 25 pessoas por visita, somente mediante reserva antecipada pela Central de Reservas SUSO localizada no térreo deste prédio. Telefone: +34 941 37 30 82.