Sobre FÉRIAS DE JULHO NO JALAPÃO COM HOTEL EM PALMAS
Aproveite suas Férias de Julho com o Desviantes! Embarque em uma incrível jornada de 6 dias, sendo 4 deles dedicados à verdadeira expedição, explorando as maravilhas do Jalapão, um dos destinos de aventura mais cobiçados do Brasil! O nosso parceiro local para essa aventura é a empresa SOAR.
Durante essa emocionante viagem, iremos visitar alguns dos pontos mais emblemáticos da região, incluindo a Lagoa do Japonês, a misteriosa Pedra Furada, o majestoso Cânion Sussuapara, a imponente Cachoeira da Velha, a serena Prainha do Rio Novo e as impressionantes Dunas do Jalapão. Além disso, teremos a oportunidade única de flutuar no Fervedouro do Ceiça, conhecer a rica cultura da Comunidade Quilombola, lar do artesanato de Capim Dourado, e explorar o Fervedouro dos Buritis. Continuaremos nossa jornada deslumbrante, visitando a refrescante Cachoeira do Formiga, o pitoresco Fervedouro Bela Vista, o relaxante Fervedouro do Alecrim, a deslumbrante Cachoeira da Arará e, finalmente, o Morro da Catedral, onde desfrutaremos de vistas panorâmicas que nos lembrarão da grandiosidade da natureza. Prepare-se para uma aventura que irá cativar seus sentidos e criar memórias inesquecíveis em um dos cenários mais deslumbrantes do Brasil, o Jalapão!
ROTEIRO
1° DIA - CHEGADA EM PALMAS: Dia reservado para o receptivo do grupo. Check in no Hotel Atlas liberado a partir das 14h.
2° DIA - LAGOA DO JAPONÊS E PEDRA FURADA:
06h30 - Café da manhã no hotel e check out as 07h00.
07h20 - Embarque nos jipes com Destino a Ponte Alta/TO.
Visitaremos a Lagoa do Japonês que está a 240 km de Palmas, possui água esverdeada e cristalina com dois acessos para entrada na água por meio de um deck e formações rochosas que proporcionam uma verdadeira imersão na natureza, perfeito para mergulhos, fotos com lindas paisagens e calmaria.
Almoço em restaurante local e em seguida vamos visitar a Pedra Furada composta por formações rochosas de arenito em meio ao cerrado com buracos que parecem portais perfeitos para contemplar o céu.
Check-in na Pousada em Ponte Alta, jantar e noite livre.
3° DIA - CÂNION SUSSUAPARA, PRAINHA DO RIO NOVO E DUNAS
06h30 - Café da manhã na pousada e check out.
07h20 - Embarque nos jipes para ínicio das atividades.
Visitaremos o Cânion do Sussuapara que está a 12 km de Ponte Alta. Fica escondido em meio a vegetação com paredões de 12 m de altura que compõem uma cortina com algumas formações vegetais. Em seu fundo há uma pequena cascata de água gelada ótima para se refrescar. Após o canion seguiremos para comunidade do Rio Novo onde vamos almoçar e curtir a prainha do Pixico, após um bom banho seguiremos para o recando das Dunas, árvore dos desejos, serra do espirito santo e lago do Jacaré, depois contemplaremos as Dunas do Jalapão que se originaram a partir da erosão das serras rochosas da região ao longo do tempo, suas altitudes variam de 200 a 400 metros e proporcionam uma visão de variados tons de dourado reflexo da luz do sol e segue mesclando com tonalidades azuladas dos rios e o verde da vegetação rasteira que cerca a localidade.
Jantar e Check-in em Mateiros com noite livre.
4° DIA - FERVEDOURO DO CEIÇA, COMUNIDADE MUMBUCA, FERVEDOURO DOS BURITIS E CACHOEIRA DA FORMIGA
> Atividade Opcional: 03h30 - Saída para a trilha da Serra do Espírito Santo considerada como uma das mais bonitas do Jalapão. Localizada nas Dunas do Jalapão, trilha de média dificuldade, 900 metros de subida íngreme e 2km de planície. Consulte valor adicional.
06h30 - Café da manhã na pousada.
07h20 - Embarque nos Jipes com Destino a São Felix/TO;
Iniciaremos as nossas atividades com o Fervedouro do Ceiça um dos mais visitados do Jalapão. O fervedouro é redondo com águas cristalinas cercado com bananeiras que dão um tom bem intenso e vivo que impressiona quem visita. Seguiremos com uma visitação a comunidade de artesanato fundada por negros, escravos libertos e seus descendentes que migraram do sertão da Bahia, a Comunidade Mumbuca. A principal fonte de renda desse povoado é o artesanato de capim dourado, eles fazem chapéus, vasos, biojóias, entre outras coisas. Partiremos juntos para conhecer o Fervedouro dos Buritis, que impressiona pela cor de suas águas, que variam entre azul e verde, com grau de flutuação leve e ótimo para fotos dentro da piscina natural. A nossa última parada do dia será a Cachoeira da Formiga que recebe esse nome por causa do Rio Formiga. Ela possui uma pequena queda que forma um poço grande com águas cristalinas e esverdeadas, cercada por samambaias, palmeiras, bananeiras e outras árvores que fazem lembrar a Mata Atlântica.
20h00 - Retorno para a pousada em Mateiros e noite livre.
5° DIA - FERVEDOURO BELA VISTA, FERVEDOURO ALECRIM E MORRO DA CATEDRAL
06h30 - Café da manhã na pousada e check-out.
07h20 – Embarcaremos nos jipes com destino ao Fervedouro da Bela Vista considerado como o mais bonito do Jalapão, com uma das maiores piscinas entre os fervedouros da região. A cor da água é extremamente azul e a vegetação que cerca o fervedouro é belíssima, seu acesso ocorre por uma plataforma de madeira que ajuda a preservar o solo sensível. Juntos seguiremos com uma outra parada, no Fervedouro do Alecrim. Sua piscina possui uma grande nascente, onde a pressão é mais forte, facilitando a flutuação, aproveite e experimente tentar afundar o corpo, é muito difícil. Seguiremos até a Cachoeira das Araras para um último banho nas águas do Jalapão e vamos almoçar. Depois seguiremos com uma passagem pela Serra da Catedral que foi reconhecida em 2010 pelo ICMBIO como uma Reserva de Patrimônio Natural, tem a fachada em formato de catedral e com 180 m de altura proporciona uma bela vista. Iremos então em direção à Palmas, com horário previsto de chegada entre 20h30/21h. O restante da noite é livre.
6° DIA - CHECK OUT E TRANSFER PARA O AEROPORTO
06h30 - Café da manhã no hotel, dia livre e check out ao meio-dia. Dia reservado para retorno do grupo conforme os horários dos voos.
ATENÇÃO:
- A ordem dos passeios pode ser alterada conforme a logística local.
- A programação acima pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso ou outros que a operadora julgue que possam interferir na segurança ou bem-estar dos viajantes.
O QUE ESTÁ INCLUSO
- Transfer: Aeroporto x Hotel ida e volta (carro executivo com ar condicionado).Pousadas no Jalapão x Atrativos (carro com tração 4x4). Obs: Os transfers dentro do PEJ são feitos com serviço de bordo com água e é utilizado o sistema de rodízio de assentos.
- Hospedagem: 2 diárias em Palmas no Hotel Atlas Centro. 3 diárias no PEJ (Ponte Alta (1) e Mateiros (2))
- Refeições: 5 cafés da manhã, 3 almoços e 3 jantares.
- Passeios: Passeios descritos no roteiro (já com as taxas de entrada e permanência inclusas).
- Itens extras: Seguro viagem e guias credenciados.
O QUE NÃO ESTÁ INCLUSO
- Passagem aérea até Palmas (ida e volta)
- Bebidas durante as refeições
- Refeições não mencionadas no roteiro
- Despesas de cunho pessoal como ligações, souvenirs
- Transfer a partir do aeroporto fora das datas do roteiro (caso tenha dúvidas, consulte a equipe Desviantes antes de adquirir sua passagem).
- Trilha da Serra do Espírito Santo (opcional): R$ 190,00 por pessoa (pago no local diretamente para o guia).
O QUE LEVAR
- Roupas leves (de preferência bermuda/camiseta/vestido)
- Agasalho leve (à noite costuma fazer um pouco de frio)
- Calça/Calça bermuda
- Chinelo
- Tênis/bota (para a trilha da Serra do Espírito Santo)
- Sapatilha aquática (algumas cachoeiras possuem pedras pontiagudas)
- Toalha (de secagem rápida, de preferência)
- Produtos de higiene pessoal
- Protetor solar, repelente
- Óculos escuros, Boné ou Chapéu
- Câmera fotográfica (proteção estanque)
- Medicamentos de uso pessoal
- Mochila de ataque (mochila pequena para levar durante a trilha)
- Dinheiro (local tem sinal precário de internet)
Os Itens acima são uma orientação, caso queira pode levar outros pertences, lembrando que a viagem é estilo expedição.
EXPERIÊNCIA NECESSÁRIA: O Trekking na Serra do Espírito Santo é de nível médio/moderado. Os demais passeios não exigem experiência porque são considerados caminhadas leves.
RESTRIÇÕES: Roteiro não recomendando para crianças menores que 7 anos. Bagagem: A viagem é uma expedição, ou seja, trocamos de hospedagem mais de uma vez durante a viagem, por este motivo, não é aconselhado o uso de bagagens/malas com rodinhas. Além disto, é permitido por passageiro 1 bagagem + 1 mochila apoio, e as medidas permitidas para a bagagem possui o seguinte padrão: 55 cm de altura x 35 cm de largura x 25 cm de profundidade.
INFRAESTRUTURA: Não há sinal de celular e internet durante os passeios, somente nas pousadas. Nem todos os estabelecimentos aceitam cartão de crédito. Recomendamos levar dinheiro.
Forma de contato com o cliente: Nosso parceiro, a empresa SOAR, monta um grupo no whatsapp com 3 dias antes do embarque com todos os viajantes!